TORNEIO DE FUTEBOL

Resultados do Campeonato
Campeão: Cabo verde
Vice campeão:  Moçambique
Terceiro lugar: Guiné Bissau
Artilheiro: Paulo Graça

Resultado dos Jogos:




Equipes inscritas e seus integrantes  (Por ordem alfabética do nome da equipe):


Angola FC

Técnico: Serge Kabongo
Delegado: Serge Kabongo
Jogadores:
Manzambi Dongala Domingos
Daniel Candido Miranda
Tagus Kumbu
Doris Mbayi
Robin Oliveira
Délcio Vanio Silva
Jonas V. A. Bispo dos Santos
Cláudio Domingos C. Calpi
Moises Ricardo Mpova
Ismael Igreja
Kelvin Agnelo António Eugenio
Dilson Nobrega
Wilson Nobrega

Brasil

Técnico: Daniel Balsini
Delegado: Daniel Balsini
Jogadores:
Rodrigo Caio Novaes
Caio Costi Farias
Lucas Medeiros
Lucca Brambila
Norton Camargo Ferraz
Rodrigo William
Alexandre Cintra
Matheus Correa
Guilherme D'orey
Gustavo Molina
Guilherme Arthur
Anndrey Sangaletti
Murilo Antonio Zocatelli
Lucas Grisotto

Cabo Verde

Técnico: Edson Arantes
Delegado: Edson Arantes
Jogadores:
Fábio Assunção
Paulo Graça
Jean Jaques Howard Capristano Furtado 
Junior Silva
Paulo Miguel Rodrigues Rocha
Joel Ricardo Soares de Brito
Ailton Borges Rodrigues
Ailton João Gonçalves Moreira
Wilson de Sousa Monteiro 
Marvin fortes
Rafael M Cidade
C. Brandao Lopes
Helder Antunes
Fernando Bombardelli

Guiné-Bissau

Técnico: Cirilo Sanha
Delegado: Cirilo Sanha
Jogadores:
Davi Sabá N'Bundé
Fristtram Helder Fernandes
Abner Silva
Firquidja Santos Costa
Joel Fernandes Lopes
Pascoal Junior
Luis Miguel Antunes Pinheiro
Nataniel Sanhá
Ionoro Vieira
Sandro Nascimento

Haiti

Técnico: Pierre Joseph Nelcide
Delegado: Pierre Joseph Nelcide
Jogadores
Pierre Joseph Nelcide
Gusner Jean
Mikerson Altenor
Joseph Lunel
Iriland Yves G.
Felipe
Danilo
Jucal J. Belval
Danielli D.
Jahnecka
Gustavo Siqueira
Luis Sanson
Romarinho
Mateus

Moçambique

Técnico: Jonas Valente
Delegado: Policar Matiquite
Jogadores: 
Helio Maúngue
Marco Diniz
Lusitaneo Macuvele
Crisóstomo Nhambirre
Manecas Baloi
Jorge Mbanze
Virgílio Uarrota
Vodice FEisher
Idilson Nhamage
Juan
Gabriel
Manuel Tague
Ricardo

As chaves de jogos serão definidas durante o congresso técnico a ser realizado no dia do evento às 9h30.





Regulamento:

  
ÁFRICA CUP DE FUTEBOL 7
REGULAMENTO OFICIAL


CAPÍTULO I - Da Finalidade
Art. 01 – A África Cup de Futebol 7, é organizada pela Comissão Organizadora do evento intitulado “25 de Maio: O Novo Lugar da África no Mundo”, e será disputada de conformidade com o presente regulamento, tendo por finalidade, a integração e o congraçamento entre os participantes.

Art. 02 – Participará da África Cup de Futebol 7 todas as equipes que preencherem a ficha de inscrição e realizarem o pagamento dentro do prazo estabelecido.


CAPÍTULO II - Da Premiação

Art. 03 – Serão os seguintes prêmios oficiais da África Cup de Futebol 7:
 - CAMPEÃO: Troféu e 16 medalhas
- VICE-CAMPEÃO: Troféu e 16 medalhas
- ARTILHEIRO: 1 Troféu


CAPÍTULO III - Das Inscrições e Equipes

Art. 04 A inscrição deve ser realizada através do site do evento Dia da África a partir dos formulários de inscrição. A equipe deverá enviar apenas 1 (um) formulário com os dados de todos os integrantes. (http://25demaioflorianopolis.blogspot.com.br/p/inscricoes.html).

Art. 05 – A equipe deverá inscrever no mínimo 7 (sete) e no máximo 14 (quatorze) atletas, bom como 1 (um) técnico e 1 (um) delegado

Art. 06 – Cada integrante da equipe deverá apresentar ao anotador, antes do início de cada partida, a carteira de identidade ou protocolo com foto.

Art. 07 – Cada atleta poderá estar inscrito em apenas 1 (uma) equipe. Não haverá a possibilidade de substituição de atletas após o término das inscrições. Caso neste período a equipe deseje substituir um de seus integrantes, deverá entrar em contato com a Organização através do e-mail: 25demaioflorianopolis@gmail.com.

Art. 08 – A taxa de inscrição, que incluirá a taxa de arbitragens, será no valor de R$ 150,00 por equipe e deverá ser realizada até o último dia de inscrições (10 de maio de 2014)
§ 1º - As equipes deverão realizar o pagamento pessoalmente para Doris Mbayi. Contato: (48) 9976-7305

Art. 09 – Caso a equipe deixe de comparecer a um jogo perderá a partida por (W X O). Caso a equipe deixe de comparecer a um segundo jogo, estará automaticamente eliminada da competição. Em todos os casos de ausência de uma equipe, a equipe adversária contará com um placar de 2x0.

Art. 10 – Durante a segunda fase do campeonato, as equipes terão direito de substituir 2 (dois) atletas inscritos por 2 (dois) novos atletas. Destes, apenas 1 (um) poderá ter sido atleta de um time eliminado.


CAPÍTULO IVDo Uniforme

Art. 11 – Cada equipe é responsável pelo seu uniforme.
§ 1º - Caso o árbitro exija a alteração do uniforme, a equipe que constar na coluna da direita da tabela oficial, ou seja, a equipe visitante é responsável por esta.
§ 2º - Caso a equipe não possua uniformes no horário estabelecido para início da partida, considera-se perdedora por WXO e a equipe adversária contará com o placar de 2x0.

Art. 12 – O atleta que se apresentar na quadra de jogo utilizando sob seu calção, a bermuda térmica, somente poderá utilizá-la se a mesma for da cor predominante do calção. Os atletas terão que usar nas costas das respectivas camisas, números de 01 à 99, não sendo permitida a repetição de números da mesma equipe. É proibido o uso de chuteiras com travas. Não é obrigatório a numeração nos calções, porém se tiverem, terão que ser números iguais das camisas.  O uso de caneleiras não será obrigatório, porém é recomendado.

Art. 13 –Antes de iniciar os jogos, os atletas deverão conferir se os seus equipamentos estão de acordo com as regras estabelecidas. Se a arbitragem constatar a utilização de equipamentos inadequados, o atleta será temporariamente retirado do campo, e só poderá retornar no momento em que a bola estiver fora de jogo, depois que o árbitro verificar as condições de seus equipamentos.


CAPÍTULO V – Do Sistema de Disputa

Art. 14 – A África Cup de Futebol 7, será disputada quando da confirmação das 6 equipes inscritas. O congresso técnico da competição, será realizado no dia da competição, às 9h30, onde serão discutidos os seguintes assuntos:
1       Regulamento;
2       Sorteio dos grupos;
3       Tabela de jogos;
4       Disposições gerais.
Parágrafo único – A ausência do (s) representante (s) de uma equipe implicará em acatamento de todas as decisões tomadas.

Art. 15 – O período do jogo será de 2 (dois) tempos de 20 (vinte) minutos cada.
§ 1º - Para o primeiro jogo de cada local, haverá uma tolerância de tempo de 5 (cinco) minutos para o início do jogo, a partir do horário registrado em súmula.
§ 2º - A determinação do início da partida, bem como o WO (WalkOver), será sempre do árbitro da partida.

Art. 16 – Conforme o § 1 do Art. 15 do Regulamento, haverá uma tolerância de 5 min para o início do primeiro jogo da rodada, a partir do horário registrado em súmula. Passada esta tolerância, a equipe terá mais 5 (cinco) minutos, sendo que a cada minuto excedente, será cobrado a taxa de R$ 5,00. O início desta tolerância será sinalizado com o silvo do representante de mesa.

Art. 17 – As pontuações adotadas serão:
a       Vitória   = 03 pontos
b       Empate = 01 ponto
c       Derrota = 00 ponto
Parágrafo único: Na advertência por cartões, o atleta com 3 cartões amarelos, ou 1 vermelho, cumprirá automaticamente uma suspensão.

Art. 18 – Critério de Desempate: Em caso de empate em pontos ganhos, entre duas ou mais equipes, será considerado o critério “na fase” e adotado para conhecer-se a melhor classificada, o seguinte:
a       NV - Maior número de vitórias;
b       SG - Melhor saldo de gols;
c       GP - Maior número de gols pró;
d       GC - Menor número de gols contra;
e       CD - Confronto direto;
f        Equipe mais disciplinada (peso: amarelo 01; vermelho 03)

Art. 19 – Sistemas de Disputa:
·        A 1ª fase será dividida em grupos com 3 equipes cada, onde o campeão e o vice campeão do grupo se passarão para fase seguinte. Os confrontos serão definidos da seguinte forma: o Primeiro colocado do grupo enfrenta o segundo colocado do outro grupo.
·        Serão usados todos os resultados da Competição (1ª e 2ª fases) para definir a melhor campanha.
·        A equipe 3ª colocada do campeonato, será definida de acordo com o melhor índice técnico geral, entre as quatro semifinalistas da competição, conforme o Art. 18 deste Regulamento.


CAPÍTULO VI – Dos Recursos e Julgamentos

Art. 20 – A equipe que julgar necessário poderá entrar com recurso junto à comissão julgadora num prazo máximo de 30 minutos após a partida em questão.
§ 1º - Todo a infração será julgado pela Comissão Organizadora.
§ 2º- Havendo agressões físicas à árbitros, representantes da Comissão Organizadora, praticadas por dirigentes, atletas ou torcedores de uma equipe, bem como brigas generalizadas e agressões de qualquer natureza de torcedores e jogadores a equipe será eliminada do campeonato.


CAPÍTULO VII – Disposições Gerais

§ 1º - O atleta registrado não poderá ser treinador da equipe.
§ 2º - O atleta punido com cartão vermelho, terá o prazo máximo de 5 min para se retirar da quadra de jogo, sob condição da eliminação de sua equipe da competição.
§ 3º - A comissão organizadora não se responsabilizará por qualquer contusão ou acidente que possam sofrer os participantes durante o campeonato, subentendendo-se também que os atletas inscritos pelas equipes foram julgados aptos em inspeção médica.
§ 4º - As equipes inscritas estão cientes e ficam obrigadas ao entendimento deste regulamento.
§ 6º - A coordenação técnica e a arbitragem decidirão sobre a suspensão, interrupção ou adiamento de uma partida por motivos de força maior.
§ 7º – Não haverá transferência de jogos e/ou horários, salvo se decidido pela Comissão Organizadora em contato com os árbitros.
§ 8º - Somente será permitido o acesso de bebidas não alcoólicas nas quadras. Estas deves estar embaladas em plástico transparente. Haverá a penalidade de 3 pontos por atleta que ingerir e/ou portar bebidas alcoólicas.
 § 9º - Os casos omissos ao regulamento ou que venham gerar dúvidas, serão resolvidos pela Comissão Organizadora


CAPÍTULO VII – NÚMERO DE ATLETAS

Art. 21 – Uma partida deve ser disputada por duas equipes compostas de 07 atletas em cada uma, onde um dos quais, obrigatoriamente, será o goleiro.

Art. 22 – Não é permitido o início da partida sem que as equipes tenham, no mínimo, 07 atletas no campo de jogo.

Art. 23 – Quando uma equipe, ou ambas, ficarem reduzidas a 03 atletas, seja por qualquer motivo, a partida deverá ser encerrada imediatamente.

Art. 24 – As substituição são ilimitadas e volantes, não havendo necessidade de paralisação do jogo, sendo restritas aos atletas inscritos.

Art. 25 – O Atleta só poderá executar um arremesso lateral ou de canto após ter entrado no campo, pela zona de substituição.

Art. 26 – Qualquer um dos atletas poderá trocar de posição com o goleiro, desde que autorizado pela Arbitragem e com a bola fora de jogo. Quando a troca for com jogador postado no banco de reservas, poderá ser realizada com a bola em jogo ou fora de jogo.

Art. 27 – Quando do atendimento a qualquer atleta lesionado, este obrigatoriamente deverá deixar o campo de jogo por qualquer lugar do mesmo, desde que autorizado por um dos Árbitros, podendo ser substituído imediatamente, e o atleta em questão estará apto a retornar somente quando da próxima posse de bola de sua equipe e com autorização do Árbitro, exceto o goleiro que poderá continuar no jogo, sem a obrigatoriedade de ser substituído.

Art. 28 – Em caso de sangramento ou lesão grave o atleta deve deixar o campo de jogo, podendo ser substituído imediatamente.

Art. 29 – Os Capitães de ambas as equipes devem obrigatoriamente assinar a sumula do jogo, o que atesta todos os dados descritos na mesma, tais como atletas e membros da comissão técnica relacionados, placar final, infrações e cartões disciplinares estão corretos.


CAPÍTULO VIII CONDIÇÕES DE JOGO E FORA DE JOGO

Art. 30 – A bola está fora de jogo quando:
a) Ultrapassar completamente, pelo alto ou pelo solo, as linhas demarcatórias do campo de jogo.
b) A partida for interrompida pelo árbitro.
c) Tocar na rede superior, quando ocorrer executa-se arremesso lateral.

Art. 31 – A bola está em jogo em todas as outras ocasiões, inclusive:
a) Se bater nas traves;
b) Se bater no árbitro, este postado dentro do campo de jogo;
c) Enquanto se espera uma decisão do árbitro por uma suposta infração.
OBS: As linhas demarcatórias do campo pertencem à sua superfície, caso a bola corra sobre a linha, estará em jogo.

Art. 32 – Em uma paralisação temporária, desde que a bola não tenha ultrapassado os limites do campo, a partida deve ser reiniciada com “bola ao chão” no local onde esta se encontrava no momento da paralisação.
a) Se dentro da área de meta, deve ser executado na intersecção das linhas frontal e lateral da mesma. A bola será considerada em jogo assim que tocar no solo.
b) Após sua execução, caso a bola saia de campo sem ter sido tocada por qualquer atleta, repete-se o lance.
c) Os atletas envolvidos na execução não podem tocar na bola enquanto esta não tocar no solo. Caso ocorra, repete-se o lance.
d) Caso um atleta cometa qualquer ato de indisciplina, este deve ser advertido disciplinarmente de acordo com a infração cometida, e repete o lance.
e) Todos os atletas não envolvidos na execução devem estar a uma distância mínima de 5 (cinco) metros da bola.

Art. 33 – Quando da participação de qualquer elemento estranho, a partida é considerada interrompida e nada mais terá validade. Somente os atletas em jogo e os árbitros não serão considerados como elemento estranho.
a) Caso ocorra com a bola em jogo a partida deve ser paralisada para sua remoção e reiniciada com “bola-ao-chão” no local onde este tocou a bola.
b) Se dentro da área de meta, deve ser executado na intersecção da linha frontal e lateral desta.
c) Quando na cobrança de uma penalidade máxima ou cobrança de Shoot Out, repete-se a cobrança.


CAPÍTULO IX – INFRAÇÕES

Art. 34 – As transgressões subordinadas a esta regra estão divididas em:
Infrações Técnicas.
Infrações Disciplinares.
Infrações Pessoais.

Art. 35 – Estará cometendo Infração Técnica o atleta que:
a) Dar ou tentar dar pontapés.
b) Calçar adversário, derrubar ou tentar, usando as pernas ou se agachando na frente ou por trás dele.
c) Pular ou se atirar sobre o adversário.
d) Trancar adversário por trás.
e) Trancar adversário de maneira violenta ou perigosa.
f) Bater ou tentar fazê-lo.
g) Segurar adversário ou impedi-lo de ação com qualquer parte do braço.
h) Empurrar adversário com auxílio das mãos ou dos braços.
i) Lançar cusparada em pessoa interveniente da partida.
j) Carrinho: (Projetar-se de forma deslizante ao solo na disputa de bola com a participação de outro atleta na jogada).
PENALIDADE: Tiro livre em favor do adversário no local da infração ou na marca de pênalti se cometida dentro da área de meta da equipe infratora.
Parágrafo único: Toda infração técnica acumula em súmula infração individual e coletiva.

Art. 36 – Estará cometendo Infração disciplinar o atleta que:
a) Incorporar-se ou reincorporar-se à sua equipe depois de reiniciada a partida sem se apresentar ao árbitro ou dele receber ordem para tanto.
b) Infringir persistentemente as regras do jogo.
c) For culpado de conduta indisciplinar.
d) Demonstrar por palavras ou atos divergências das decisões do árbitro.
e) Usar de táticas antidesportivas.
f) Trocar seu número de camisa sem avisar ao representante ou ao árbitro.
g) Discutir com o público, oficiais, companheiros ou adversários.
h) Entrar no campo para ministrar instruções.
i) Tirar a camisa por completo em qualquer momento da partida.
j) Fazer uso de álcool ou tabaco no campo de jogo.
k) Retardar propositadamente o reinício do jogo ao se afastar ou deixar a bola passar, quando de uma interrupção da partida.

Art. 37 – Penalidades
§ 1º - Com a bola em jogo: Se o árbitro paralisar a partida, obrigatoriamente aplicará o cartão disciplinar e será considerada como infração técnica.
•Anota-se em súmula infração individual e coletiva.
•Tiro livre direto em favor a equipe adversária no local onde se encontrava o infrator no momento da paralisação.
•Se dentro de sua própria área de meta, o Tiro Livre será cobrado na intersecção das linhas frontal e lateral da mesma.
OBS: Caso o atleta saia do campo momentaneamente para cometer a infração, o Tiro Livre será efetuado no local onde a bola se encontrava, se dentro de sua própria área de meta, esta será realizada na intersecção das linhas frontal e lateral da mesma.
§ 2º - Com a bola fora de jogo: O árbitro dará a advertência que julgar necessária.
•Anota-se em súmula infração individual e coletiva até a 5ª infração.
•Reinicia o jogo no local onde a bola encontrava-se.
§ 3º – Componentes do banco de reservas:
•As infrações para atletas somam como individual e coletiva, para membros da comissão técnica somente coletiva.
•As infrações, após a 5ª coletiva, quando dos atletas somam apenas como individual, além de passíveis de punições maiores.
PENALIDADE: Se a partida for paralisada, o arbitro aplicará obrigatoriamente o cartão disciplinar aos componentes do banco de reservas e deve ser reiniciada com tiro livre em favor do adversário no local onde se encontrava a bola no momento da paralisação, se dentro da área de meta do infrator, na intersecção da linha frontal e lateral desta.

Art. 38 – Ficam estabelecidos os seguintes cartões disciplinares e suas penalidades:
§ 1º CARTÃO AMARELO – O atleta advertido é substituído imediatamente, e deve deixar o campo de jogo pela zona de substituição, permanecer no banco de reservas, podendo retornar somente após 02 minutos cronometrados de bola em jogo. Será obrigatória a aplicação do CARTÃO AMARELO nas seguintes situações:
1) Segurar o atleta adversário quer pela camisa, quer por qualquer parte do corpo, acintosamente, com objetivo de interromper a jogada;
2) Usar deliberadamente e acintosamente a mão cortando a trajetória da bola;
3) Praticar falta por trás no adversário;
4) Aplicar o carrinho, ou seja, lançar-se pelo solo com 01 ou os 02 pés de maneira deslizante estando o adversário de posse ou na disputa da bola;
5) Impedir, tentar impedir ou dificultar a cobrança deum tiro livre ou arremesso contra sua equipe;
6) Sendo goleiro, intervir fora de sua área de meta com as mãos.
OBS.:Caso seja uma situação clara de gol o goleiro deverá receber o cartão vermelho.
7) O atleta que ao comemorar um gol, retirar a camisa por completo ou ainda, fazer gestos provocantes aos adversários ou torcedores.
§ 2 CARTÃO VERMELHO
- O atleta é expulso e deverá deixar o campo pela zona de substituição, não poderá permanecer no banco de reservas, sendo substituído por outro atleta após 02 minutos cronometrados. Seu substituto somente poderá entrar no campo com a bola fora de jogo, com a posse de bola de sua equipe e após receber autorização do Árbitro.
1) O atleta que impedir intencionalmente, por meios ilegais, cometendo qualquer infração à regra, que um jogador em plena condição de assinalar um gol, conclua a jogada deverá ser EXPULSO da partida.

Art. 39 – Aos componentes do banco de reservas quando expulsos, deverão deixar o campo de jogo imediatamente.

Art. 40 – Os cartões disciplinares aplicados no intervalo da partida não acumulam infrações coletivas.

Art. 41 – O atleta reincidente da mesma infração passível de cartão disciplinar, quando já advertido anteriormente, deve ser expulso do campo de jogo.

Art. 42 – Todo cartão disciplinar deve constar em súmula como individual e coletiva até a 5ª infração.

Art. 43 – Quando da aplicação de outros cartões provenientes da mesma infração, deverá observar este procedimento:
•Para o mesmo atleta, somente anota o cartão na súmula.
•Para os demais membros da equipe, anota os cartões acumulando individual e coletiva até a 5º infração.

Art. 44 – Os atletas que cometerem 05 infrações individuais serão desqualificados, devendo deixar o campo pela zona de substituição, podendo ser substituído imediatamente.

Art. 45 – As equipes que cometerem 05 infrações técnicas por período sofrerá um Shoot Out a cada infração posterior, sendo estas zeradas ao final do período.
a) A equipe beneficiada sairá com a bola na linha de saída do campo da equipe infratora e todos os demais atletas deveram estar atrás da linha de saída do campo contrario à cobrança, com exceção do goleiro da equipe infratora que deverá estar com parte dos seus pés em cima da linha de gol.
b) Após a autorização do arbitro para a cobrança, o executor deverá colocar a bola em jogo em no máximo 05 segundos.
c) Penalidade: Reversão em lateral no ponto mais próximo do local onde a bola se encontrava.
d) Caso o goleiro da equipe infratora seja advertido com Cartão Disciplinar na execução do Shoot Out, este deverá cumprir as determinações da regra.
e) Todos os demais atletas somente poderão avançar na jogada após o executor tocar na bola.
Obs.: Caso um ou mais atletas que não estejam participando do Shoot Out, invada o espaço de 10m anterior à linha de saída do cobrador antes que este toque na bola, o Árbitro retardara a cobrança e punira o infrator conforme julgar necessário, somente após restabelecido posicionamento autorizara sua cobrança.

Art. 46 – Caso haja prorrogação em uma partida, o numero de infrações coletivas e individuais do 2º período não serão zeradas.

Art. 47 – Estará cometendo infração pessoal o atleta que:
a) Tocar na bola sem estar devidamente uniformizado.
b) Usar expressão verbal e/ou gestual para iludir o adversário.
c) Sendo o goleiro, após a defesa, soltar a bola e tocá-la novamente sem que tenha sido tocada por qualquer outro atleta.
d) Sendo o goleiro, postado fora de sua área de meta, receber a bola de seus companheiros, a conduzir para dentro de sua área e pegá-la com as mãos.
e) Sendo o goleiro, com domínio da bola, conduzi-la para fora de sua área, retornar e pegá-la com as mãos.
f) Sendo o executor de arremesso lateral, de canto, de goleiro, tiro livre ou tiro inicial, tiro ou arremesso de meta, tocar na bola antes que outro atleta o faça.
g) Obstruir a jogada prendendo a bola com os pés ou evitando com o corpo sua movimentação, exceto o goleiro caído dentro de sua área de meta.
h) Obstruir intencionalmente o goleiro sem posse ou domínio da bola ou interpor-se de modo a obstruir as pretensões deste em relação a cobrança de infração.
i) Levantar os pés para chutar com o calcanhar e levar perigo a adversário próximo à jogada.
j) Chutar com a sola dos pés tendo adversário próximo à jogada, solada.
k) Levantar os pés na altura do busto, cabeça ou costas de adversário próximo.
PENALIDADE: Tiro livre em favor do adversário no local da infração, exceto se dentro de sua própria área de meta, quando deve ser executado na intersecção das linhas frontal e lateral desta, no local mais próximo de onde ocorreu.
l) Lançar a bola na área de meta adversária, quando do tiro ou arremesso de meta, sem que toque antes no solo ou em qualquer outro atleta.
PENALIDADE: Reversão em tiro ou arremesso de meta em favor do adversário.
m) Sendo o goleiro, permanecer de posse ou domínio da bola dentro de sua área de meta por mais de 05 segundos.
PENALIDADE: Lateral em favor do adversário na direção da linha frontal.
n) Sendo o goleiro, com a bola em jogo, arremessar, rebater ou chutar a bola na área adversária, de sua própria área, sem que toque antes no solo ou em qualquer outro atleta.
OBS: Quando do arremesso do goleiro com a bola em jogo, o mesmo poderá colocar as mãos fora da área de meta.
PENALIDADE: Reversão de posse de bola em favor do adversário, que deve ser executada, obrigatoriamente, pelo goleiro com as mãos.
o) Sendo o goleiro com a bola em jogo, recebe-la com as mãos de seus companheiros que não tenha sido jogada com a cabeça ou de forma involuntária. A jogada com a cabeça não pode ser forçada “Anti-Jogo”.
Ex.: No arremesso de meta o goleiro joga a bola para o atleta que a devolve.
PENALIDADE: Tiro livre em favor do adversário no local onde o atleta que recuou a bola se encontrava.
•Se de dentro da área de meta, cobrar na intersecção da linha frontal e lateral desta.
•Se de arremesso lateral, reversão em arremesso lateral, que será cobrado na direção da linha frontal de sua área.
•Se de arremesso de canto, reversão em arremesso lateral, que será cobrado na direção da linha frontal de sua área.


CAPÍTULO X – JOGO

Art. 48 – O atleta deve usar ambas as mãos, executando o arremesso de forma que a bola venha de trás do seu corpo, passando sobre sua cabeça. A bola estará em jogo assim que ultrapassar as linhas laterais do campo.

Art. 49 – Quando uma infração técnica é cometida dentro da área de meta do infrator, sem prejuízo de quaisquer outras disposições das demais regras oficiais, deve ser concedida uma penalidade máxima em favor do adversário, a qual deve ser executada na marca correspondente.

Qualquer dúvida, entre em contato conosco: 25demaioflorianopolis@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário